- Área: 190 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Claudia Nalesso
-
Fabricantes: Impronta, VISENTIN COSTRUZIONI
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado próximo a Montebelluna, na província de Treviso.
A abordagem do projeto resulta da vontade de valorizar o contexto existente, gentilmente imergindo a nova casa na paisagem. Duas linhas paralelas identificam a base e a cobertura, protegendo o meio, a 'caixa de moradia'. O revestimento em madeira proporciona a integração da construção com seu entorno, ao mesmo tempo que, com o uso de amplas aberturas envidraçadas, o projeto promove uma sensação de continuidade com o parque que cerca a casa.
Alta permeabilidade visual e uma contribuição generosa de luz natural caracterizam o espaço interno. A arquitetura se desenvolve horizontalmente, resolvida em um único deck. O bloco do norte consiste na área de estar, a cozinha, dois dormitórios com banheiros e área de serviços, enquanto que a parcela sul apresenta um estúdio, e uma área de estar externa, como foi requerido pelo cliente.
A simplicidade extrema da planta contribuí para a funcionalidade da casa, otimizando a superfície disponível e reduzindo a quantidade de corredores em favor de áreas mais importantes.
O uso de materiais heterogêneos como o concreto, a madeira e o gesso, destacam a pureza da volumetria desta casa.